Quem Somos

História

 PASSADO E PRESENTE NA VIDA DE SEUS ASSOCIADOS!

PASSADO:

“A importância de entender o PASSADO está em conhecer o caminho percorrido e se preparar para os desafios a serem alcançados”

 

Em 24.04.1978, na VII Assembleia Geral do GRECOMACAR, foi apresentada a proposta de transformação do Grêmio de Cooperação Mútua dos Servidores da ACAR-Goiás-GRECOMACAR em Associação. A antecessora CASACAR, transformada na GRECOMACAR, transforma-se na ASSERGO – Associação dos Servidores da Extensão Rural de Goiás, cujo patrimônio foi constituído de todos os bens e direitos patrimoniais das antecessoras.

Nasce a ASSERGO com grandes objetivos, visando a defesa das atividades sociais, culturais, econômicas e ambientais; contribuir para fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável, que resulte no bem-estar dos associados; além de promover e estimular a inter-relação entre associados, seus familiares e a comunidade em geral.

Ao ser criada, suas primeiras funções passam a ser a conclusão das obras da Colônia de Férias de Aruanã, uma necessidade arcada com os recursos vindo da colaboração de seus associados. Na época, outro grande objetivo social da ASSERGO era de prestar assistência médica e odontológica para seus associados da capital e do interior. Em Jan/1980 amplia-se os consultórios odontológicos, com aquisição de consultórios odontológicos para expandir o atendimento, devido ao elevado número de associados e dependentes na fila de tratamento. Amplia-se também os convênios com Hospitais, médicos, dentistas, laboratório de próteses, etc.

 

A assistência médica e odontológica estendeu-se até a data de Criação da CAEME, onde a ASSERGO levou a proposta à Diretoria da EMATER, que por sua vez defendeu junto ao CTA, obtendo aprovação conforme Ata da XX Reunião Ordinária do Conselho Técnico Administrativo – CTA da EMATER-GO de 18.12.1989. Desta forma, a ASSERGO, como instituição pioneira, fez a transferência dessas funções para a CAEME, por serem regulamentadas por normas próprias e legislação específica, onde coube a EMATER, na época, o apoio como mantenedora dessa caixa de assistência medica, hospitalar e laboratorial. Assim, a partir dessa data, a CAEME assume esta importante missão de prestar assistência médica e hospitalar aos empregados da EMATER.

Em junho de 1979, a ASSERGO, assumiu a carteira de empréstimos do GRECOMACAR, onde estabeleceu uma Estrutura de Caixa de Empréstimos, com juros subsidiados, intensificando esse apoio financeiro aos associados, junto a instituições financeiras da época, cujo atendimento foi prestado aos associados por longos anos. Somente em 2002 foi contratada uma Auditoria Independente que recomendou encerrar a prestação desse benefício, em função da ASSERGO ter impedimentos legais, por não se caracterizar como instituição de crédito, com natureza exclusiva das instituições bancárias.

Em finais de junho/1979, iniciou-se a prestação de serviços de convênios com empresas comerciais, concedendo limites créditos abertos a vários segmentos como: SAMED, farmácias, óticas, açougues, supermercados, sapatarias, lojas e outros. Estes benefícios foram sendo substituídos paulatinamente, à medida que foram surgindo os cartões de crédito e linhas de créditos aos associados.

Nesta época, em meados de 1980, a ASSERGO apresenta a Planta de Construção da Sede Social da ASSERGO-Campus II em Goiânia e investe grandes recursos na construção de salão de festas, banheiros, piscinas, campo de futebol, quadras de esportes, etc., objetivando levar um lazer e entretenimento aos seus associados. Nesta época, a ASSERGO já administrava o Refeitório da EMATER, fornecendo alimentação aos associados e empregados da Sede Central da EMATER, a preços subsidiados e de excelente qualidade.

Em 25/11/82, a ASSERGO constituiu a Comissão de Licitação para a construção de obras na Colônia de Férias de Aruanã e da construção das obras na Sede Social de Goiânia, fato que infelizmente não ocorreu. Onde, em agosto de 1987, a ASSERGO promove ação judicial para reaver a Colônia de Férias de Aruanã, face a contratação irregular de Empresa sem competência técnica e financeira.

Em Agosto de 1987 a ASSERGO, até então, única instituição representada por associados e empregados da EMATER, apresenta-se na defesa de seus direitos trabalhistas, onde conseguiu diversas conquistas, uma delas, em negociação com a Direção da EMATER, apresenta a proposta ao CTA, de transformação do Triênio em Anuênio, equivalente a 2% ao ano, bem como, na defesa de aumentos salarias e demais conquistas trabalhistas, conforme consta em Ata CTA da EMATER de 04.05.1989. Da mesma forma, em Assembleia propôs a criação de um sindicato dos empregados da EMATER, surge o SINTERPAGO, hoje o SINDIAGRI, uma instituição com as competências e atribuições capaz de lutar em defesa dos direitos trabalhistas dos empregados da EMATER.

Ainda em setembro de 1987, a ASSERGO promoveu um mutirão para reforma da Sede Social em Goiânia, junto ao Campus II, quando foi adquirida e instalada a iluminação das Quadras e do Campo, calçamento da cisterna, pintura e reforma das edificações e manutenção do sistema elétrico e hidráulico, onde nesta data, foi apresentado o Projeto arquitetônico (elaborado pela SEPLAN) e maquete para a reconstrução da Sede Social e para um melhor reaproveitamento do terreno.    Em 1989 a EMATER apresentou uma proposta de doação dessa área, anteriormente já doada pela ACAR-GOIÁS à sucessora GRECOMACAR, transformada em ASSERGO. Desta forma, em negociação com a Diretoria da EMATER, cujo Presidente na época, Sr. Daiton Jairo Garcia, defendeu a proposta junto ao CTA conseguindo a aprovação e doação, conforme Registro na Ata XIX Reunião do CTA, realizada no dia 04.05.1989.

Ainda em 1987, atendendo os anseios das mães da EMATER, foi criada, na ASSERGO, a “Creche da EMATER”, onde a 1ª Dama, na época, Dra. Lídia Quinan fez a doação de todo o material, equipamentos e moveis necessários para uma creche moderna e bem aparelhada, contando com o apoio da EMATER, que arcaria com os recursos para a contratação de pessoal especializado e capacitado, além da contratação de profissionais, para prestarem assistência social, pediátrica, psicológicas e de enfermagem às crianças dos associadas(os) e empregadas (os) da EMATER. Essa creche atendeu por longos anos as crianças de empregadas(os) da EMATER, até meados de 1999, quando o governo instituiu o vale creche e/ou creches criadas pelo Estado.

 

A ASSERGO anteriormente, já administrava um pequeno grupo de segurados, mas foi a partir de 1987, que com passou por melhorias e ampliação dos benefícios de “Seguro de Vida em Grupo”, ao longo dos anos, tem indenizado o segurado/associado por acidentes, por morte natural e acidental e demais sinistros. Com o passar dos anos, vem cumprindo o seu papel em administrar com responsabilidade, face a sua grande importância, vem intermediando e defendo os interesses do segurado, diante das diversas situações contratuais mantidas entre o segurado e a Seguradora. Entretanto, como o Grupo está sujeito a fragilidades em função dos altos níveis de riscos, principalmente, face ao fator etário de seus segurados, a ASSERGO tem apresentado sucesso e mostrado capacidade em oxigenar o Grupo, ao empregar técnicas e incluir novos integrantes, visando reduzir essas fragilidades próprias de cada grupo, basta ver, que ao longo dos anos, não houve nenhum caso de segurado/ou dependente que não tenha sido atendido em suas indenizações. É importante ressaltar, que junto as indenizações pagas pela seguradora, a ASSERGO tem apresentado um apoio assistencial e de orientação ao associado e seus dependentes, em momentos de dificuldades e de sofrimento decorrentes do referido sinistro.

Foi, somente em abril de 1989, a ASSERGO conseguiu adquirir sua Sede Administrativa, que devido à proximidade com a sede da EMATER, conseguiu estar mais próxima aos seus associados. 

 

PRESENTE:

“A importância de entender o PRESENTE é saber que só se tem este momento para agir e alcançar seus objetivos

 

A ASSERGO do PRESENTE, contava em 2020 com cerca de 340 associados e 610 segurados, procura estar presente e contribuir para o bem-estar de seus associados, segurados, aposentados, empregados da EMATER e demais parceiros.

Em cumprimento aos seus objetivos de contribuir para o bem-estar de seus associados, promovendo e estimulando o inter-relacionamento entre associados, seus familiares, com o meio em que vive, trabalha e com à comunidade em geral. E principalmente, na defesa dos interesses do associado, na promoção de atividades sociais, econômicas, culturais e ambientais, amparado na congregação dos associados e em seu meio de ação e/ou comunidade, visando contribuir e fomentar às oportunidades de trabalho, assistencial, social, cultural, educacional, econômicas, saúde, transporte, lazer, entretenimento, esportivas, infraestrutura física, dentre outros, bem como auxiliar a sua inserção nas políticas públicas.

Na Era das Inovações Tecnológicas, a ASSERGO vem se aparelhando, investindo em seus meios de comunicação, implantando sistemas para facilitar o acesso e a participação de seus associados/segurados. 

Dentre as ações/benefícios os associados contam com:

 

1)           POUSADA CAMPESTRE DE ARUANA – Pousada com 24 apartamentos, com capacidade para 100 pessoas. As acomodações possuem: ar condicionado, TV e Internet. Com localização privilegiada, frente ao Rio Araguaia;

 

2)           SEGURO DE VIDA EM GRUPO – Administração de Grupo de Seguro de Vida, onde presta assistência aos associados nas questões de sinistros constantes nas Apólices e acompanha os direitos e deveres contratuais entre Segurado e Seguradora; 

 

3)           REFEITORIO NA SEDE ADMINISTRATIVA – Atendimento por convênio com restaurantes. Implementar as melhores condições de atendimento a demanda de refeições subsidiadas aos associados, segurados e empregados da EMATER. Refeitório suspenso devido à mudança para nova sede da EMATER; 

 

4)           CONVÊNIO COM A UNIMED ODONTO – Oferece Plano Odontológico com tabelas acessíveis e planos diferenciados para os segurados e seus dependentes, cobrindo a capital e todo o interior do Estado de Goiás, a partir de odontólogos credenciados na UNIMED.

 

5)            HOTEL DE TRÂNSITO – Parceria com o hotel de trânsito da Policia Militar localizado na rua 227-A, Setor Leste Universitário, próximo à sede da ASSERGO: oferece preços acessíveis, com tabela diferenciada para os sócios. Esta ação possibilita a estadia dos colegas do interior do Estado que necessitam de acomodações de hotelaria com refeições em Goiânia. Devido a pandemia, está temporariamente suspenso;

 

6)           AÇÕES S/ FGTS: Intermediação/auxilio nas ações previdenciárias e social, em ações judiciais não assistidos pelo sindicato, a exemplo da ação de correção do FGTS, junto a Justiça Federal, através de indicação de advogados, para os associados, segurados e demais interessados;

 

7)                 PROMOÇÃO DE LAZER, ENTRETENIMENTO E OUTROS EVENTOS:

a) Criação e ou reativação do Grupo de Coral da EMATER: 2019 e 2020;

b) Criação de Grupo de Dança de salão: 2019 e 2020;

c) Criação de Grupo de Aulas de Pilates, ginástica laboral e Convênios com Academias da capital e interior: 2019 e 2020;

d) Criação de Grupo de Truco e sinuca, e Torneio de Jogos de Truco:2019;

e) Semana Internacional da Mulher na Sede central da EMATER – Na ocasião tivemos a divulgação das atividades da ASSERGO e convênios e apresentações de dança: 2020;

f) Festas Juninas: 2019;

g) Festas de Confraternização de Final de Ano e Natal;

h) Promoção de Excursões e confraternizações:

        1. Excursão na Sede Campestre de Aruanã (100 pessoas/associados);
        2. Excursão para Buenos Aires-AG de associados e dependentes (25 pessoas / associados: Fev/2020);
        3. Excursões Regionais para Sede Aruanã: Região de Goiás, etc.
Rolar para cima